Pular para o conteúdo principal

Bolsonaro poderá ser indiciado por crime contra humanidade

O relatório preliminar da CPI da Covid, elaborado pelo senador Renan Calheiros, aponta para o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro por 11 crimes, entre eles, Genocídio de Indígenas e Crime contra a Humanidade. Outros membros da família Bolsonaro também serão indiciados bem como ministros e ex-ministros, funcionários públicos e empresários. O relatório ainda deverá ser aprovado pelos membros da CPI da Covid. O relatório da CPI da Covid torna-se um importante documento e servirá de fonte primária para a história e a memória deste terrível momento da história do Brasil onde, mais de 600 mil pessoas morreram desde o início da pandemia da Covid-19.

Anarriê! Será esse nosso Brasil agrário?

Anarriê, sala de aula.

Recebi um convite que me causou estranhamento. O recado da imagem acima me causou espanto não pelo fato da "festa junina" estar acontecendo em julho. Nem mesmo pelo fato de que a escola (espaço público) venderá comidas (ação capitalista) para os pais. Certo, eu sei que isso é "praxe" e que várias justificativas poderiam ser dadas em defesa do comércio em escola pública, mesmo assim, respeitando as opiniões em contrário, prefiro neste momento, continuar defendendo uma outra escola.

Voltando ao convite o que salta aos olhos é o fato dos alunos terem que comparecer a caráter, vestidos de "jeca". Minha dúvida: qual é a representação, para uma criança em formação, se "transformar" de forma estereotipada em jeca? O quê ou quem é o jeca? O que ele representa ou o que querem que ele represente?
Fonte: https://updatesaude.files.wordpress.com/2014/04/jeca-tatuzinho2.jpg

Será esse nosso Brasil agrário? É importante refletir sobre as representações desse Brasil rural inclusive, as influências francesas destas festividades juninas. Lembram do Anarriê? (do francês en arrière).

São possibilidades de novas aprendizagens (re)descobrir nosso Brasil rural, discutir movimentos sociais sem terra, reforma agrária, agronegócio, influência das culturas indígenas, europeias e africanas em nossa alimentação (lembre do bilhete: "A APP venderá comidas típicas"), música e idioma, por exemplo, o termo Caipira vem do tupi Ka'apir ou Kaa - pira, que significa "cortador de mato". 

Vejo possibilidades de trabalho interdisciplinar entre Geografia, História, Matemática, Português e Artes a partir da analise do contexto da figura do Jeca Tatu e sua construção em um Brasil do século XX que se pretendia moderno e, claro, aproveitar o momento e a oportunidade para uma bela confraternização festiva.


Algumas referências que poderiam ser discutidas com os alunos nestes períodos juninos.


A tradução do Jeca Tatu por Mazzaropi: um caipira no descompasso do samba. Disponível em <http://www.ufjf.br/revistaipotesi/files/2011/04/11-A-tradu%C3%A7%C3%A3o-do-Jeca-Tatu-por-Mazzaropi.pdf> Acesso em 21/07/2015.

Cultura Caipira. Disponível em <http://culturacaipira.webnode.com.br/aoutrafacedojeca>. Acesso em 21/07/2015.

Jeca Tatu. Disponível em <http://www.infoescola.com/biografias/jeca-tatu/>. Acesso em 21/07/2015.

Anarriê, alavantú, balancê: matutês de festa junina é, na verdade, francês. Disponível em <http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/06/650133-anarrie+alavantu+balance+matutes+de+festa+junina+e+na+verdade+frances.html>. Acesso em 21/07/2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como configurar teclado do tablet S3 para acentuar em português

A configuração da capa teclado para o tablet S3 gera muita confusão. Nem mesmo os atendentes da Samsung souberam configurar o produto em loja e o atendimento pelo telefone foi pior, resultado: vamos aprender sozinhos. Há alguns tutoriais aqui na internet solicitando para instalar um APP que faz uma "gambiarra" onde você precisa digitar certos códigos para conseguir grafar com "ç", "á" "ã" ou qualquer outro acentuação em língua portuguesa do Brasil. Como dira aquelas propagandas tipo "Polishop" (não sei se é assim que se escreve, mas você entendeu), então como dizem os programas deste estilo "esqueçam tudo"! Vamos direto ao ponto: conecte o teclado físico no seu tablet, entre em configurações depois vá em Gerenciamento geral (onde há idioma e entrada); clique me idioma e entrada e depois clique em teclado físico, posteriormente procure e selecione "Brasileiro". De fábrica o teclado vem selecionado Portu

MINISTRO DA EDUCAÇÃO E O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS

  Ministro da Educação Milton Ribeiro -  Foto: Reprodução Internet. No dia 20 de julho de 2021 o ministro da saúde Milton Ribeiro fez um pronunciamento defendendo o retorno das aulas presenciais. Na verdade, ele defende a reabertura das escolas, afirmando que “O Brasil não pode continuar com as escolas fechadas”, o que é um equívoco pensar ou dizer que as escolas estão fechadas. No máximo, pode-se afirmar que algumas escolas, se é que elas existem, estão com seus prédios fechados, mas as escolas estão abertas, sempre estiveram, desde o início da pandemia, abertas aos pais e, principalmente, aos seus alunos. O que temos neste momento, por força da pandemia, são escolas que estão fazendo atendimento online, atendimento virtual, uma necessidade em defesa da vida. O ministro da educação diz que as “escolas fechadas” estão “gerando impactos negativos nesta e nas futuras gerações”. Nós sabemos, é um quase consenso, que muitos alunos terão déficits de aprendizagens provocados por conta do

MANIFESTAÇÕES EM CUBA: A CAUSA DAS CAUSAS

Governo de Cuba enfrenta protestos em várias cidades, esta foi a manchete dada em um jornal que revela, em sua reportagem, a parcialidade na divulgação dos fatos. É claro que em Cuba, no último domingo (11) houve manifestantes nas ruas que levantaram a bandeira pedindo maior liberdade, agora o que o jornal não falou, e tem seus interesses em não falar, são os reais motivos pelos quais a população cubana passa por problemas relacionados à distribuição de alimentos, geração de energia elétrica, problemas no combate à Covid-19 entre outros. Não há honestidade ao falar sobre quaisquer manifestações em solo cubano, se a mesma não fizer referência às causas radicais do que provoca essas manifestações e, definitivamente, o que causa as causas. Se parte da população se lança às ruas para reivindicar mais liberdade, maior atenção nas questões relacionadas à saúde (especialmente no combate à Covid-19), questionando o acesso à alimentação e maior segurança na disponibilidade de energia elétrica,