Pular para o conteúdo principal

O sistema de votação eletrônica no Brasil


Estou lendo algumas manifestações no Twitter sobre a última live do presidente Bolsonaro. Confesso que ainda não assisti a live, mas pelo que eu entendi ele acusou as urnas de fraude e apresentou as "provas" dessa possível fraude. E segundo as várias manifestações nas redes sociais as tais "provas" se trata de um vídeo, de fonte duvidosa, que nada tem de concreto contra a urna eletrônica e/ou o processo eleitoral brasileiro.
Aparentemente o que Bolsonaro mostrou em sua live foi um vídeo que já circulava na Internet, como muitos outros que, sem nenhum critério científico, ou melhor, sem nenhum critério de nada mesmo, tentava imputar dúvidas sobre o sistema de votação eletrônica no Brasil, acusando-o de fraudulento. Seria isso mesmo? Essas são as tais provas que o presidente, em várias entrevistas, afirmou ter em sua posse? Vídeos da Internet?

Agora o mal feito, já foi feito, digo isso pelo fato de conhecer várias pessoas que são facilmente manipuladas por mensagens de WhatsApp e o que dizer de um vídeo validado pelo próprio presidente da República, em transmissão no seu canal pela Internet acusando o sistema eleitoral de fraude?

Enfim, o estrago já foi feito. Acusar, com mentiras, as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral de fraudulento a fim de favorecer possíveis articulações futuras alheias aos interesses da democracia e do povo brasileiro deve ser veementemente repreendido pelos poderes da República que ainda se alinham ao que diz a constituição e à defesa da democracia, independente de onde venham os ataques.

O STE (Superior Tribunal Eleitoral) foi atacado, sem provas, e cabe ao parlamento e ao próprio judiciário brasileiros uma urgente ação em favor da democracia e à proteção da constituição brasileira.

Aguardo seu comentário neste blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de ônibus de Pirenópolis para Brasília, Goiânia e outras cidades

 Pirenópolis é uma importante cidade turística do centro-oeste brasileiro, localizada entre duas capitais, a federal (Brasília) e a capital do estado de Goiás (Goiânia). Essa proximidade, além das belezas naturais e a hospitalidade ímpar, oferecida por seus habitantes, faz de Pirenópolis um dos mais procurados destinos turísticos do planalto central. A chegada na cidade se dá pela via rodoviária, veículos particulares e ônibus. Neste último caso, as chegadas e as partidas se dão pela rodoviária que se localiza na vila Matutina 1ª etapa. As opções de viagem não são muitas e, em alguns casos, os atrasos são constantes, pois Pirenópolis, apesar da reconhecida importância turística, encontra-se como um entroncamento a caminha, por exemplo, de Brasília, onde o grande fluxo de passageiros é visível, principalmente nos períodos de feriados e férias. Conforme aumenta a procura por passagens dos turistas que desejam retornar para suas cidades de origem, a busca por horários dos ônibus também au

Qual o pior dos efeitos colaterais da vacina contra o Covid-19?

Imagem de Juraj Varga por Pixabay   Perguntar se a pandemia acabou é uma pergunta retórica. Infelizmente a resposta é não. A pandemia ainda não acabou e por tudo o que pode ser visto quando andamos pelas ruas de algumas cidades, a verdade é que ainda vamos demorar muito tempo para voltar a algo parecido com o que chamávamos de normal aqui no Brasil. Em algumas cidades brasileiras algumas pessoas, infelizmente de todas as idades, insistem em abandonar os protocolos básicos de segurança, entre eles, o uso da máscara e o distanciamento entre pessoas para se evitar as aglomerações. Uma possível hipótese para o relaxamento das medidas de segurança pode ser pelo fato da vacinação entre as pessoas dos primeiros grupos (grupos prioritários), o que justificaria os motivos de se observar um número significativo de pessoas idosas andando sem a máscara. Esse pode ser o pior dos efeitos colaterais da vacina, achar que já é 100% imune contra o vírus ou que não possa ser um potencial transmissor do

Primeiro Post

  Aqui estou, com um novo blog, velho endereço (santiago.pro.br). Voltando à ativa com as escritas sobre o cotidiano e, quem sabe, algumas coisas relacionadas à educação e, em especial, à educação geográfica. Esse novo velho blog, espero, será o canal exclusivo de meus apontamentos, um quase diário e espero contar com a sua companhia. Os textos aqui escritos, em sua maioria, terão um começo (talvez) um meio e (certamente não terá) um fim. Existe a possibilidade de seguir o blog, faça isso e receba as novas publicações assim que elas forem para o ar. No momento é isso, um fraterno abraço e até a próxima!